breaking

clean-5

clean-5

clean-5

clean-5

" });
/ / Unlabelled / Juazeiro do Norte-CE intensifica o combate á dengue na sua zona rural

Share This
Por O estado

Os intervalos com estiagens em meio ao inverno contribuem para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Por isso, a palavra de ordem na Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, a cerca de 530 quilômetros de Fortaleza, é combatê-lo destruindo o seu habitat e, normalmente, a prioridade é no perímetro urbano. Todavia, por determinação do prefeito Raimundo Macedo, equipes da Vigilância à Saúde tomaram o caminho da zona rural e ali intensificam esse combate.

Os primeiros passos acontecem nos Sítios Popôs, Leite e na Vila Três Marias reunindo ainda as equipes de mobilização e agentes de endemias sempre das 8 horas ao meio-dia. São visitas em domicílios, distribuição de panfletos e o trabalho de conscientização sobre os cuidados contra o mosquito, como não acumular água em recipientes que possam acolhê-los criando condições para reprodução. Para o Secretário de Saúde, Giovanni Sampaio, a colaboração de todos é fundamental.

Já a coordenadora da Vigilância à Saúde, Anaile Montezuma, disse que a proliferação do Aedes aegypti é rápida, pois o mosquito pode atingir a fase adulta entre sete e 10 dias. Além disso, os ovos resistem por até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado estiver seco. Quando vier a receber água novamente, o ovo ficará ativo e, por isso, é importante eliminar a água e lavar bem recipientes que ficam nas áreas externas como bebedouros de animais e bordas de piscina. Caso a fêmea do mosquito esteja contaminada irá transmitir a dengue.

Sobral

A cidade de Sobral, a cerca de 240 quilômetros de Fortaleza, também está intensificando as ações contra a dengue. As ações fazem parte da estratégia da Secretaria da Saúde em manter baixo o índice de infestação no município. O trabalho de inspeção aos imóveis é feito por agentes que buscam cada vez mais diminuir o risco de infestações. Durante as visitas, os vigilantes sanitários controlam os focos do mosquito Aedes aegypti e orientam os moradores e proprietários de terrenos sobre as medidas de prevenção ao vetor, como evitar o acúmulo de água e manter caixas d´água sempre fechadas.

Desde o dia 5 de janeiro, as equipes dos Centros de Saúde da Família, realizaram 31 mutirões de limpeza e combate ao mosquito, tanto na sede quanto nos distritos. A manifestação reforça o trabalho de campo dos Agentes de Combate de Endemias, que diariamente coletam as armadilhas, que servem para observar onde há incidência do mosquito. Essas armadilhas estão instaladas em 500 pontos, divididos em todo o território sobralense.

PORTA A PORTA

Os Agentes Comunitários de Saúde também realizam um trabalho porta a porta, com o objetivo de conscientizar os moradores do perigo em deixar água parada, além de ajudar na identificação e encaminhar pacientes com suspeita da doença.

Outra medida que tem contribuído para o trabalho dos profissionais do Sistema de Saúde de Sobral foi a participação no encontro realizado este mês, sobre “Atualização em Dengue”, ministrado pelo Dr. Ivo Castelo Branco, professor da Universidade Federal do Ceará e referência em dengue no Estado.

Ciente da importância do diagnóstico precoce para a redução da letalidade da doença e na busca pelo sucesso do tratamento, o Ministério da Saúde lançou em 2013, a nova edição do Manual Dengue: diagnóstico e manejo clínico – adulto e criança, que objetiva orientar aos profissionais de saúde sobre o diagnóstico e tratamento precoce, garantindo uma melhor assistência à população. Segundo o Ministério da Saúde, esta nova edição incorpora experiências apresentadas por especialistas e instituições nacionais e internacionais.
«
Next

Postagem mais recente

»
Previous

Postagem mais antiga



counter
Sejam bem-vindos! Hoje é