breaking

clean-5

clean-5

clean-5

clean-5

" });
/ / Unlabelled / Repouso e cuidados durante o carnaval são dicas para recuperar as energias perdidas durante a festa

Share This
Por Lucas Pordeus Leon / Blog da Saúde

Os mais apaixonados pela festa de carnaval não gostam de perder um único minuto da folia. São maratonas de festas que duram o dia todo, repetindo tudo no dia seguinte e no outro até a ingrata quarta-feira de cinzas. Essa rotina de várias horas em pé, muita dança, sol e bebida pode levar o corpo ao seu limite e provocar dores, cansaços e fadigas extremas.
É o que ocorre todos os anos com Breno Dario da Cunha, engenheiro de segurança da informação de 27 anos. Breno mora em Olinda e brinca carnaval desde muito novo. “Devo ter começado aos 12 ou 13 anos”, conta o folião. “Sou olindense. Durante o carnaval não dá para ficar parado”, explica Breno. Porém, ele diz sofrer com o cansaço já a partir do segundo dia. Na quarta-feira de cinzas precisa repousar o dia todo. “Na quarta não saio da cama”, diz.
Para minimizar os efeitos do cansaço, a médica clínica-geral Serly Francine Casella, que atua na Unidade Básica de Saúde(UBS) 317 de Samambaia (DF), sugere, entre outras coisas, uma ingestão constante de líquidos. “Separar um tempo nessa folia toda para dormir, para se alimentar corretamente, com frutas e legumes, ter uma alimentação saudável. Isso pode repor um pouco aquela energia que foi perdida durante os dias de carnaval”, recomenda a Dra. Serly.
Quem faz ingestão de bebidas alcoólicas deve tomar ainda maiores precauções contra o cansaço. Isso porque o álcool desidrata ainda mais o corpo. A nutricionista do Centro de Atenção Integral ao Servidor (CAS) do Ministério da Saúde, Clariane Carvalho da Silva, sugere o consumo de frutas, vitaminas e evitar alimentos condimentados, com muito tempero, ou gordurosos, para minimizar os efeitos da ressaca. “Pimentas, chocolates, café e frituras. Eles aumentam o efeito da ressaca e da desidratação, pois fazem com que o estômago fique mais irritado e cansado para trabalhar, causando uma irritação gástrica”, afirma.
“Não tem jeito. É preciso repor o que a pessoa perde pelo suor pulando horas e horas acordada. Por isso depois têm diarreia ou pegam uma gripe”, ressalta a médica Serly. Ela sugere que essa reposição seja feita também através de soluções eletrolíticas. “Água de coco, bebidas equilibradas com eletrólitos, soro oral, soluções isotônicas, isso pode ajudar durante e depois na recuperação”, completa a especialista. As bebidas eletrolíticas são ricas em sódio, potássio e cloro que, segundo Serly, são fundamentais para o metabolismo dos músculos.
Além desse cansaço geral do corpo, muita gente reclama de dores nos pés. A utilização de sapatos desconfortáveis, salto alto e sandálias rasteirinhas pioram as dores e podem causar lesões. Para o ortopedista do Hospital Federal de Ipanema, ligado ao Ministério da Saúde, Fernando Furst, o ideal neste caso é repousar, utilizar compressas quentes e meia elástica. “Todas essas terapias são muito superiores ao uso de medicamentos que apenas vão aliviar a dor. Mas o que tem que se fazer mais é repouso, manter as pernas elevadas, calor local e uso de meia elástica. Todos esse métodos fisioterapêuticos ajudam a recuperação”, explica.
Em caso de bolhas, Fernando aconselha não estourá-las. "Bolha é uma reação do organismo. Não precisa de nenhum creme, nenhuma pasta, nada disso, só o calor local e repouso. Ela vai ceder espontaneamente. Elas estouram por si só", alerta o especialista.
«
Next

Postagem mais recente

»
Previous

Postagem mais antiga



counter
Sejam bem-vindos! Hoje é