breaking

clean-5

clean-5

clean-5

clean-5

" });
/ / / / / Trabalho de prevenção mantém Influenza e dengue sob controle em Dourados-MS

Share This
Por O Progresso  | 13 às 17:42 - Atualizada em 14 às 21:30
Trabalho contra a dengue nas ações compartilhadas é uma das estratégias de saúde preventiva em Dourados.
(Foto: A. Frota)


Dourados está com incidência de casos de dengue muito abaixo da média estadual, além de registrar também poucos casos de Influenza. O município notificou, neste ano, 118 casos de dengue, dos quais 18 foram confirmados


Dourados está com incidência de casos de dengue muito abaixo da média estadual, além de registrar também poucos casos de Influenza. A atual situação é resultado do trabalho intenso de prevenção contra doenças no município.
O Dourados notificou neste ano 118 casos de dengue, dos quais 18 foram confirmados. Isso significa uma incidência de 56,9 notificações para cada 100 mil habitantes. O índice é pelo menos 76,5% abaixo da média estadual, cuja incidência é de 241,8 casos para cada 100 mil pessoas.
O quantitativo é baixo se comparado aos demais municípios do Estado considerados de maior contingente populacional. Ponta Porã e Três Lagoas, por exemplo, registram incidência de 168,4 e 227,1 respectivamente. Em Campo Grande, o volume de notificações é inclusive considerado de alerta, com incidência de 332,3.
Se considerados os casos positivos, o índice de Dourados é ainda mais baixo, já que apenas 18 foram confirmados. No comparativo com as notificações, demonstra que o município tem feito varredura para detectar os casos e, ainda assim, a população não vem sendo atingida pela doença.
Os bons números resultam de um importante trabalho de prevenção. “Dourados nunca esteve numa situação tão confortável como essa em relação à dengue”, afirmou o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Fernando Bastos.
Ele destaca a estratégia de ação adotada pela prefeitura para o trabalho de prevenção. A Secretaria de Saúde dividiu a cidade em setores para que todos os domicílios fossem atingidos rotineiramente pelos agentes, incluindo casas abandonas e fechadas para alugar, além de quintais baldios.
Os agentes realizam a borrifação de inseticidas, busca por focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti e orientam a população sobre os cuidados a serem adotados para evitar os criadouros. Além disso, a Secretaria de Saúde realiza, semanalmente as quartas-feiras, uma Ação Compartilhada, cada vez num bairro diferente da cidade, levando ações diversas de orientação e prevenção.
“Quando os moradores vêem que a prefeitura está empenhada, também se sentem motivados a colaborar. Temos um importante apoio da população nesse trabalho preventivo”, destacou Bastos, alertando que este empenho de todos deve continuar para que o município mantenha os bons índices.
Influenza
Além da dengue, o município ainda é destaque na prevenção contra Influenza, seja ela B, A H1N1 ou A H3N2. Foram notificados apenas seis casos no município, sendo que, destes, apenas um de Influenza A H3N2 foi confirmado até o momento. Com este índice, o município está empatado com Três Lagoas, que mesmo tendo uma população menor, registrou os mesmos seis casos notificados e confirmou um de H1N1. Campo Grande está com 83 notificações e Corumbá, com 74.
«
Next

Postagem mais recente

»
Previous

Postagem mais antiga


Nenhum comentário:

Leave a Reply

POSTAR UM COMENTÁRIO


counter
Sejam bem-vindos! Hoje é