breaking

clean-5

clean-5

clean-5

clean-5

" });
/ / / / / Casos de dengue aumentam nas cidades do Alto Tietê

Share This

Por G1 Mogi das Cruzes e Suzano às 07:37  | 02   - Atualizada em 02 às 15:47

Prefeitura de Mogi das Cruzes intensifica combate
aos criadouros do mosquito da dengue
(Foto: Jeferson Leite/PMMC)


Em Mogi das Cruzes, o número é seis vezes maior do que no ano passado.
Maioria das cidades registra aumento dos casos, exceto Salesópolis.


A Vigilância Epidemiológica de Mogi das Cruzes está preocupada com o número de casos de dengue registrados no município neste ano. Desde o começo do ano até o dia 12 de junho, foram confirmados 72 casos, número seis vezes maior do que os registros do ano de 2013 inteiro.
Além da preocupação pelo aumento expressivo da doença, o alerta estende-se aos números de criadouros de mosquitos Aedes aegypti infectados com o vírus da dengue, pois 39 pacientes contraíram a doença dentro do município e 29 casos são importados. Outros quatro possuem origem desconhecida.
A coordenadora do Núcleo de Controle e Prevenção à Dengue, Débora Murakami Campos, afirma que embora os números estejam bem acima da média esperada e causem preocupação, é possível conter os focos. “Assim que a gente toma conhecimento de um caso suspeito, fazemos o controle do criadouro. Visitamos o local e o seu redor, com o objetivo de eliminar esses criadouros. Caso confirme, nós fazemos a nebulização, que é um tratamento químico para eliminar a fêmea do mosquito infectada”.
A borrifação de veneno apresenta bons resultados em caráter emergencial, mas não significa que os moradores devem relaxar no combate aos criadouros. Dez bairros já receberam a nebulização: Vila Oliveira, Socorro, Jardim Ivete, Vila Vitória, Mogi Moderno, Ponte Grande, Jardim Náutico, Biritiba Ussú, César de Sousa e Jardim Juliana. Brás Cubas será o próximo local a receber a nebulização.
Débora comenta ainda que a incidência da dengue é mais comum em bairros urbanos, onde concentra-se o monitoramento dos pontos estratégicos e o trabalho educativo. “Nós trabalhamos em cima de casos notificados nos postos de saúde. Por isso é muito importante que logo nos primeiros sintomas, a pessoa procure uma unidade de saúde para informar a suspeita de dengue. Assim, a nossa equipe irá mapear o local e evitar que novos casos sejam transmitidos”, explica.
Outras cidades do Alto Tietê também apresentam números elevados de dengue neste primeiro semestre de 2014.
Arujá já totaliza 97 casos confirmados até dia 12 de junho, sendo todos contraídos dentro do município, contra apenas 15 do ano de 2013. A prefeitura informa que realiza semanalmente trabalhos porta a porta nos bairros com maior notificação da doença com a Operação Bairro Limpo, recolhendo pneus, vasos, plásticos e garrafas. Os locais que recebem maior atenção são o Jardim Pinheiro e Mirante.
Ferraz de Vasconcelos registra, até o final do mês de maio, 25 casos, enquanto que no ano passado foram apenas quatro. As ações desenvolvidas possuem uma programação e incluem distribuição de panfletos explicativos e verificação possíveis focos pontuais.
Em Santa Isabel são 25 casos autóctones (contraídos dentro do município) e um importado confirmados, além de mais dois que aguardam confirmação. Em 2013, a cidade teve apenas três casos importados.
Das 182 notificações que a cidade de Suzano recebeu, 42 já foram confirmadas, entre elas, oito são autóctones. Dos 18 notificações de 2013, 16 eram importados e apenas dois eram autócnes.
Apenas em Salesópolis, a situação está mais estável. No ano de 2013 dois registros suspeitos de dengue foram contabilizados pela Vigilância Epidemiológica. Em 2014, nenhum caso foi confirmado.
Guararema informou que contabiliza 18 casos autóctones, sete importados e 12 que aguardam a confirmação. Em Itaquaquecetuba são 15 casos confirmados, sendo dois importados.
As prefeituras de Biritiba-Mirim e Poá, não responderam aos questionamentos do G1 até o fechamento desta matéria.
«
Next

Postagem mais recente

»
Previous

Postagem mais antiga


Nenhum comentário:

Leave a Reply

POSTAR UM COMENTÁRIO


counter
Sejam bem-vindos! Hoje é