breaking

clean-5

clean-5

clean-5

clean-5

" });
/ / Unlabelled / Caso alarmante de dengue preocupa equipe de saúde em Arapá, distrito de Tianguá-CE

Share This
Foto: Divulgação
Por EVERTON SOUZA | Comunicador Social REG 1113 ACEJI

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

Em Arapá, distrito de Tianguá, distante 280 km da Capital Cearense, situação de focos de Dengue causa espanto para os profissionais da saúde; O caso pode virar calamidade pública em pouco tempo.
Segundo o Ministério da Saúde, a infestação aceitável é menor que 1% enquanto Arapá registrou o MAIOR ÍNDICE DA REGIONAL: quase 9% (≃ 8,7%). O índice passa a causar espanto pelos profissionais porquê mesmo tendo o acompanhamento por Endemias, Agentes de Saúde e outros profissionais o caso continua a crescer. Nestes casos precisa-se apenas de um indivíduo infectado para que haja um surto de Dengue em toda a comunidade.
Os maiores índices de foco do mosquito que transmite a doença (Aedes aegypti) são intra-domiciliares, ou seja, dentro das próprias casas. Os ovos, larvas e pupas são encontrados dentro de potes, vasilhames e até mesmo dentro de filtros. Isto significa que a comunidade pode sofrer pelo simples fato da falta de cuidados dentro de suas residências.
É válido lembrar que o mosquito se reproduz em água parada e basta ter o cuidado de eliminar recipientes que possam se transformar em criadouros do mosquito e manter-se em alerta sempre.
O último mutirão feito pelos profissionais de saúde (supervisionado pelas enfermeiras Lorena Ramos e Hortência Noélia) aconteceu na quarta-feira, 26. Nele foi constatado o índice elevado de infestação predial e a reincidência de focos.
«
Next

Postagem mais recente

»
Previous

Postagem mais antiga



counter
Sejam bem-vindos! Hoje é