Home
/
/ Unlabelled
/ Período do mundial da copa é de baixa transmissão de dengue
Período do mundial da copa é de baixa transmissão de dengue
Posted by: Ericlaudio Posted date: 18:23 / comment : 0
Por Agência Saúde-Ascom/MS | 30 às 11:00- Atualizada em 30 às 18:23
Casos de dengue por semana epidemiológica - Brasil 2013 e 2014
![]() |
| Reprodução/internet |
Após registro de pico da doença no país, o número de casos diminui em todo o país. Prevenção e queda das temperaturas contribuem para o recuo da dengue
Seguindo tendência dos últimos anos, o risco de transmissão de dengue, durante o período da Copa do Mundo, entre junho e julho, será baixo. A diminuição acontece neste período porque o país já atingiu o pico de casos da doença, que costuma ocorrer entre início de abril e meados de maio. Assim, para as próximas semanas a propensão é de queda no número de casos.
O último boletim do Ministério da Saúde – com o balanço da doença até o dia 17 de maio deste ano - mostra redução de 65% no número de casos em relação ao mesmo período do ano passado. Neste ano, foram 450.091 notificações contra 1.292.642 em 2013, queda de 65% no mesmo período (1º/01 a 17/05). Os óbitos pela doença diminuíram 78% em relação a 2013. Neste ano, foram confirmados 106 óbitos contra 472 no último ano.
De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a queda no período segue um comportamento já esperado. “Esta redução é coerente com a própria sazonalidade da doença e indica que nas próximas semanas a transmissão será interrompida”, destacou o ministro.
No estado de São Paulo, o pico de transmissão de dengue, neste ano, aconteceu entre 6 e 12 de abril, com 21.771 casos. Nas semanas seguintes, foi observada uma clara redução nas notificações. Na semana de 20 a 26 de abril, a queda foi de 21% e, entre 11 a 17 de maio, de 82%.
A mesma redução é observada na capital paulista e em Campinas. Ambas as cidades apresentaram picos da doença nas semanas epidemiológicas 15 e 16 (de 6 a 12 e 13 a 19 de abril). Comparando as notificações das semanas 17 e 20 nessas cidades com o seu pico da transmissão, observa-se uma redução de 18% e 89% para São Paulo e 22% e 89% para Campinas.
Para o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, o risco de crescimento da dengue está descartado. “Nós acreditamos que a redução desta semana epidemiológica, que ainda não está fechada, e da próxima, chegará a cerca de 99%, um risco extremamente baixo para a população”, pontuou.
NORTE E NORDESTE - Os estados de Recife, Natal e Fortaleza também registraram picos de transmissão muito baixos neste ano, não havendo riscos para o período em que será realizado o evento mundial. Manaus e Cuiabá apresentaram o mesmo comportamento dos estados nordestinos.
Atividades de prevenção e controle das doenças por parte dos estados e municípios, aliado a fatores climáticos, tais como a queda das temperaturas e diminuição da pluviosidade, contribuíram para a tendência de redução de transmissão da dengue.
Desde 2011, o Ministério da Saúde vem reforçando as ações de prevenção de doenças transmissíveis em todas as 12 cidades-sede da Copa do Mundo e, mais recentemente, nas cidades que serão centros de treinamento das seleções. Entre as ações, destacam-se a intensificação da cobertura vacinal contra sarampo entre os profissionais que atuam no contato direto com os torcedores, turistas e profissionais relacionados ao evento, como taxistas, voluntários, profissionais da rede hoteleira entre outros.
Além disso, o Ministério da Saúde realiza a vigilância internacional de doenças, em parceria com a Organização Mundial da Saúde e organizações internacionais. O Ministério também recomenda que os profissionais de saúde fiquem atentos a todos os sintomas que aparecerem no período da competição.
AÇÕES - O Ministério da Saúde repassa recursos para campanhas de prevenção, principalmente nas cidades-sede. Em 2013, destinou adicional de R$ 363 milhões para o aprimoramento das atividades de prevenção e controle da dengue dos municípios brasileiros, dos quais R$ 53,6 milhões foram repassados para as cidades-sede.
Seguindo tendência dos últimos anos, o risco de transmissão de dengue, durante o período da Copa do Mundo, entre junho e julho, será baixo. A diminuição acontece neste período porque o país já atingiu o pico de casos da doença, que costuma ocorrer entre início de abril e meados de maio. Assim, para as próximas semanas a propensão é de queda no número de casos.
O último boletim do Ministério da Saúde – com o balanço da doença até o dia 17 de maio deste ano - mostra redução de 65% no número de casos em relação ao mesmo período do ano passado. Neste ano, foram 450.091 notificações contra 1.292.642 em 2013, queda de 65% no mesmo período (1º/01 a 17/05). Os óbitos pela doença diminuíram 78% em relação a 2013. Neste ano, foram confirmados 106 óbitos contra 472 no último ano.
De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a queda no período segue um comportamento já esperado. “Esta redução é coerente com a própria sazonalidade da doença e indica que nas próximas semanas a transmissão será interrompida”, destacou o ministro.
No estado de São Paulo, o pico de transmissão de dengue, neste ano, aconteceu entre 6 e 12 de abril, com 21.771 casos. Nas semanas seguintes, foi observada uma clara redução nas notificações. Na semana de 20 a 26 de abril, a queda foi de 21% e, entre 11 a 17 de maio, de 82%.
A mesma redução é observada na capital paulista e em Campinas. Ambas as cidades apresentaram picos da doença nas semanas epidemiológicas 15 e 16 (de 6 a 12 e 13 a 19 de abril). Comparando as notificações das semanas 17 e 20 nessas cidades com o seu pico da transmissão, observa-se uma redução de 18% e 89% para São Paulo e 22% e 89% para Campinas.
Para o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, o risco de crescimento da dengue está descartado. “Nós acreditamos que a redução desta semana epidemiológica, que ainda não está fechada, e da próxima, chegará a cerca de 99%, um risco extremamente baixo para a população”, pontuou.
NORTE E NORDESTE - Os estados de Recife, Natal e Fortaleza também registraram picos de transmissão muito baixos neste ano, não havendo riscos para o período em que será realizado o evento mundial. Manaus e Cuiabá apresentaram o mesmo comportamento dos estados nordestinos.
Atividades de prevenção e controle das doenças por parte dos estados e municípios, aliado a fatores climáticos, tais como a queda das temperaturas e diminuição da pluviosidade, contribuíram para a tendência de redução de transmissão da dengue.
Desde 2011, o Ministério da Saúde vem reforçando as ações de prevenção de doenças transmissíveis em todas as 12 cidades-sede da Copa do Mundo e, mais recentemente, nas cidades que serão centros de treinamento das seleções. Entre as ações, destacam-se a intensificação da cobertura vacinal contra sarampo entre os profissionais que atuam no contato direto com os torcedores, turistas e profissionais relacionados ao evento, como taxistas, voluntários, profissionais da rede hoteleira entre outros.
Além disso, o Ministério da Saúde realiza a vigilância internacional de doenças, em parceria com a Organização Mundial da Saúde e organizações internacionais. O Ministério também recomenda que os profissionais de saúde fiquem atentos a todos os sintomas que aparecerem no período da competição.
AÇÕES - O Ministério da Saúde repassa recursos para campanhas de prevenção, principalmente nas cidades-sede. Em 2013, destinou adicional de R$ 363 milhões para o aprimoramento das atividades de prevenção e controle da dengue dos municípios brasileiros, dos quais R$ 53,6 milhões foram repassados para as cidades-sede.
Vale ressaltar que o Ministério da Saúde mantém no seu portal eletrônico uma página sobre saúde do viajante, estratégia implantada desde maio de 2013, anterior à Copa das Confederações, e que contém dicas práticas e informações essenciais que ajudam os turistas nacionais e internacionais a proteger a sua saúde durante a viagem. As orientações são direcionadas à prevenção de várias doenças. Para os turistas que vêm ao Brasil, as informações poderão ser acessadas no endereço eletrônico www.saude.gov.br/viajante nos idiomas português, inglês, espanhol e francês.
Tagged with:
Ericlaudio
This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sejam bem-vindos! Hoje é
Popular Posts
-
Conheça as diferenças: Muriçoca tira o sono e o mosquito da dengue pode matarPor Assessoria de Comunicação da Sesa Selma Oliveira / Marcus Sá ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221 / 8733.82...
-
A Fundação Demócrito Rocha, juntamente com a universidade aberta do nordeste está disponibilizando curso de extensão universitária em Promoção da Equidade no SUSExtraído do site da Fundação Demócrito Rocha e editado pelo Blog Endemias de Icapuí | Atualizada em 03 /06/2014 às 17 :13 A Fund...
-
Primeiro caso de febre do Nilo no Brasil pode ser confirmado amanhãPor Agência Brasil | 05/12/2014 às 18:57 - Atualizada em 07/12/2014 às 22:07 Vítima não identificada tem 52 anos e estava internad...
-
Postos de saúde em Fortaleza ficam lotados com a vacinação contra o sarampoFoto: Tereza Tavares/TV Verdes Mares) Com o surto de sarampo no Ceará, onde a capital é onde se concentra o maior número de casos da do...
-
Prefeitura de Rio Preto-SP, realiza ação contra dengue no municípioPor Por: Abrahão Hackme - abrahaoh@bomdiariopreto.com.br às 22:07 | 17 /06/2014 - Atualizada em 18 /06/2014 às 11:10 Abner...
-
Dengue: uma ameaça cada vez mais preocupanteSurtos da dengue ocorrem antes do início da estação das chuvas. (Foto: Arquivo/Dom Total) Por María Victoria Ojea Um zumbido é o prime...
-
NOTA Á IMPRENSA SOBRE GASTOS FEDERAIS COM EDUCAÇÃO E SAÚDE EM CIDADES DA COPA DO MUNDOEm relação às notícias divulgadas nesta quinta-feira (9/1) sobre o estudo da organização Agência Pública, que comparou os recursos federai...
-
Ceará já tem mais de 4 mil casos de dengue em 2014Por G1/CE | 07 /06/2014 às 10:14 - Atualizada em 08 /06/2014 às 12:55 Até sexta-feira (6), Secretaria da Saúde confirmou 4....
-
A febre chikungunya já registra 16 casos no Brasil em 2014Por Agência Folhapress | 24 /09/2014 - Atualizada em 24/ 09/2014 às 15:26 Reprodução/internet Aumentou para 16 o núm...
-
Estudo alerta que dieta rica em proteína pode encurtar a vidaProteína animal pode elevar risco de morte em pessoas com menos de 65 anos (Thinkstock) Segundo pesquisa, pessoas abaixo de 65 anos qu...
Visualizações
Arquivo do Blog
Seguidores
Endemias de Icapuí de www.endemiasdeicapui.com está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
CR Frutas
Revendedora Natura









Nenhum comentário: