breaking

clean-5

clean-5

clean-5

clean-5

" });
/ / Unlabelled / MINISTÉRIO AMPLIA ASSISTÊNCIA ÁS VÍTIMAS DO ESPIRITO SANTO

Share This
O estado do Espírito Santo recebeu do Ministério da Saúde mais uma tonelada de medicamentos e insumos que corresponde a cinco kits de socorro da Força Nacional do SUS. Foram enviados nesta segunda-feira (30) antibióticos, anti-inflamatórios, ataduras, entre outros insumos e medicamentos. O Espírito Santo já havia recebido 20 kits na última semana, sendo que cada um deles é composto por 48 itens (30 tipos de medicamentos e 18 insumos para primeiros-socorros) com capacidade para atender 1.500 pessoas por mês cada um. Ao todo, são cinco toneladas de medicamentos, quantidade suficiente para assistir a quase 38 mil pessoas por mês.
O Ministério da Saúde liberou nesta terça-feira (31) R$ 1,2 milhão para o estado do Espírito Santo. Os recursos devem ser executados nas áreas de vigilância, prevenção e controle de epidemias em situação de emergência e vão minimizar os impactos pós-enchentes, onde os riscos de agravos podem se intensificar.
O Ministério da Saúde mantém contato diário com as autoridades do Espírito Santo para avaliar a necessidade de envio de medicamentos e profissionais de saúde. Há duas equipes de respostas a desastres no estado – formadas por médicos, enfermeiros e auxiliares – para ajudar nas ações de assistência às vítimas das enchentes. Essas equipes contam com itens como mochilas de suporte básico e avançado de vida, ventilador de suporte, monitor e oxímetro de pulso. Foram enviados ainda 30 mil frascos adicionais de hipoclorito de sódio para descontaminação e tratamento da água
Por meio da Força Nacional do SUS, o Ministério da Saúde enviou, na última semana, dois profissionais para atuar no gabinete de crise que coordena as ações de atendimento à população prejudicada pelas chuvas que atingiram a região nos últimos dias. Esses profissionais avaliam, junto às autoridades locais, quais são as principais necessidades da população e como está a rede de atendimento e socorro. Também acompanham a situação de hospitais e unidades de saúde para que não falte atendimento a quem precise. Além disso, o estado recebeu quatro ambulâncias 4x4 e três ambulâncias-furgão equipadas como Unidade de Suporte Básico (UBS).
O estado do Espírito Santo também recebeu 15 mil frascos de insulina NPH, cinco kits para diagnóstico da hepatite A, além de 50 unidades de soro antiaracnídio/escorpiônico, 30 de soro antibotrópico/crotálico, 30 unidades de soro antielapídico 100 de soro antitetânico, 100 de soro antirrábico, cinco mil doses da vacina tríplice viral, 1,5 mil da vacina BCG, cinco mil doses da DTP e mais 10 mil doses de vacina Dupla Adulto. Também foi disponibilizado quatro equipes de resgate aéreo que cobrem as bases dos municípios de Colatina e Vitória. Atualmente permanecem duas equipes na base de Colatina prestando assistência à população.
O Espírito Santo é o estado mais atingido pelas fortes chuvas que deixaram 48 mil pessoas desalojadas e desabrigadas, além de causar 24 óbitos. São 54 municípios atingidos, sendo 45 em situação de emergência.
Minas - O estado de Minas Gerais recebeu mais um Kit, somando três ao todo, com medicamentos e insumos estratégicos, distribuídos aos municípios de Governador Valadares, Aimorés e Virgolândia. A quantidade é suficiente para atender quatro mil e quinhentas pessoas por mês. O Ministério da Saúde também mantém contato com as autoridades do estado, que também está em situação de emergência, porém segundo o Estado sob controle. Minas Gerais contabiliza 12,2 mil desalojados e desabrigados, com 22 óbitos.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a importância do monitoramento constante da situação nos dois estados. “Esse acompanhamento, com profissionais da Força Nacional do SUS nos municípios mais atingidos, permite avaliar melhor as necessidades de assistência à população. Mantemos comunicação diária com as autoridades das regiões atingidas”, afirmou o ministro. Ele destacou a importância do envio de kits com medicamentos para evitar problemas de saúde.
Confira nos liks abaixo informações sobre cuidados com a saúde em situação de enchentes
ENCHENTES: Limpar caixa d’água depois das chuvas é fundamental para evitar doenças

Fonte: Amanda Costa / Agência Saúde
«
Next

Postagem mais recente

»
Previous

Postagem mais antiga


Nenhum comentário:

Leave a Reply

POSTAR UM COMENTÁRIO


counter
Sejam bem-vindos! Hoje é