breaking

clean-5

clean-5

clean-5

clean-5

" });
/ / Unlabelled / A Fundação Demócrito Rocha, juntamente com a universidade aberta do nordeste está disponibilizando curso de extensão universitária em Promoção da Equidade no SUS

Share This
Extraído do site da  Fundação Demócrito Rocha e editado pelo Blog Endemias de Icapuí |  Atualizada em 03 às 17:13

A Fundação Demócrito Rocha, juntamente com a universidade aberta do nordeste está disponibilizando curso de extensão universitária em Promoção da Equidade no SUS, para agentes comunitários de Saúde e para todo cidadão que se interessar pelo tema do curso.


Objetivos do Curso

Geral
Formar e mobilizar sujeitos atuantes no Sistema Único de Saúde para reconhecimento e enfrentamento das iniquidades em saúde da população Negra, Quilombola, LGBT, Campo, Floresta e Águas, em Situação de Rua e populações Nômades.
Específicos
  • Qualificar a atuação de Agentes Comunitários de Saúde do Estado do Ceará para o desenvolvimento de ações de educação e mobilização social acerca da promoção da equidade em saúde.
  • Promover o reconhecimento das iniquidades em saúde articulando junto a entidades de movimentos sociais e a sociedade civil, disponibilizando este conteúdo para público em geral.
  • Contribuir para a cultura da qualidade de vida através do exercício da cidadania.
  • Contribuir para a mobilização social em saúde a partir da disseminação de informações acerca do direito à saúde e do fortalecimento da participação social.


Conteúdo Programático

O curso está organizado a partir de temas geradores, conforme descrição a seguir:
Fascículo 1 – Equidade em saúde: Entendendo a equidade para identificar a iniquidade em saúde nos territórios; A equidade em saúde; Enfrentando as iniquidades.
Autores: Esdras Daniel dos Santos Pereira, José Ivo Pedrosa e Vera Dantas
Fascículo 2 – Organização Sócio-política do Brasil: Estrutura do Estado Brasileiro;  Pacto Federativo; Democracia, Direitos Sociais e Políticas Públicas; A luta popular por saúde e a Constituição Cidadã.
Autora: Lenir Santos
Fascículo 3 – Sistema Único de Saúde:  Construção do SUS no Brasil; Princípios e Diretrizes do SUS; Organização, funcionamento e financiamento da Saúde no Brasil; A atenção básica em saúde.
Autor: Moacir Tavares
Fascículo 4 – O SUS no Ceará: Modelo de Atenção à Saúde: articulações entre sujeitos para organização e a gestão da Saúde; Descentralização da Saúde no Ceará: os municípios como espaços de gestão do SUS; Os caminhos do SUS no Ceará: construindo o modelo de atenção à saúde regionalizado; Governança e Processo de Trabalho Intermunicipal: o desafio da gestão e do fazer coletivo em saúde;  As trilhas da Atenção Básica no SUS do Ceará; Potencialidades e Desafios do SUS no Ceará.
Autora: Neusa Goya
Fascículo 5 – Saúde integral da população negra, quilombola e comunidades tradicionais de terreiro I:Contextualização da questão racial no Brasil e no Ceará; Determinantes Sociais da Saúde da população negra brasileira; Evidências em saúde e o recorte étnico racial nas doenças crônicas e infecciosas; Racismo Institucional como determinante social da saúde da população negra; Contextualização e reflexão sobre as violências praticadas contra a juventude negra.
Autores: Lia Maria dos Santos e Rui Leandro da Silva Santos
Fascículo 6 – Saúde integral da população negra, quilombola e comunidades tradicionais de terreiro II: Singularidades da população quilombola no Brasil e no Ceará; Práticas de cuidado em comunidades tradicionais de terreiro (apontar terreiros no Ceará) e em comunidades quilombolas; Política nacional de saúde da população negra: uma questão de equidade- subsídios para o debate.
Autores: Lia Maria dos Santos, Reginaldo Alves das Chagas e Rui Leandro
Fascículo 7 – Saúde Integral da População LGBT I: Orientação sexual e identidade de gênero na determinação social de saúde de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT); O conceito ampliado de saúde e os princípios do SUS em diálogo com a saúde e o acesso da população LGBT às ações e serviços de saúde; LGBTfobias: Homofobia ou gayfobia, lesbofobia, bifobia e transfobia enquanto fatores de vulnerabilidade e discriminação que dificultam o acesso, a promoção e a atenção à saúde da população LGBT; Estado laico, diálogos e práticas voltadas à população LGBT.
Autores: Ana Gabriela Nascimento Sena, Carmem Lúcia Luiz, Kátia Maria Barreto Souto e Keila Simpson Sousa
Fascículo 8 – Saúde Integral da População LGBT II: Luta pelo Direito à Saúde de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais no Brasil e no Ceará; Política Nacional de Saúde Integral da População LGBT: marcos legais, estratégias e ações de promoção da saúde; O processo transexualizador no SUS; O movimento LGBT na área da saúde.
Autores: Ana Gabriela Nascimento Sena, Camila Castro, Carmen Lúcia Luiz, Kátia Maria Barreto Souto, Keila Simpson Sousa, Renata Mota Bitu
Fascículo 9 – Saúde Integral da População do Campo, da Floresta e Águas:  A Situação de Saúde das Populações do Campo e da Floresta e das Águas; O protagonismo dos sujeitos do campo, da floresta e das águas; O Acesso das Populações do Campo e da Floresta e das Águas ao SUS: Política Nacional de Saúde Integral da População do Campo e da Floresta e Águas; Trabalhadores Rurais e a luta coletiva pelo Direito à Saúde; Contextualização sobre a Determinação Social da Saúde no campo, nas florestas e nas águas do semiárido cearense; Desenvolvimento econômico, saúde e políticas públicas para as populações do campo, da floresta e águas no Ceará; Saberes e Práticas populares como referencial do fazer em saúde.
Autores: Fátima Cristina Maia Silva, José Wilson de Sousa Gonçalves, Juliana Acosta Santorum, Kátia Maria Barreto Souto, Maria do Socorro de Souza e Vanira Matos Pessoa
Fascículo 10 – Saúde da população em situação de rua: Origens e contextos da população em situação de rua no Brasil e no Ceará; Perfil da pessoa em situação de rua; Saúde da população em situação de rua – estratégias e ações propostas para a Rede de Atenção à Saúde;  Busca ativa e tratamentos supervisionados para o controle dos principais agravos nas populações institucionalizadas e em situação de rua; Saúde Mental e a população em situação de rua; O movimento da população em situação de rua na área da saúde.
Autores: Maria de Fátima Marques, Maria Lúcia Pinto Leal e Raimunda Félix de Oliveira
Fascículo 11 – Populações Nômades e Itinerantes: Conceitos a respeito das populações itinerantes; A legislação e direitos destas populações na área da saúde; A questão do acesso à saúde, considerando a condição de itinerância; História do circo; Riscos e agravos da atividade circense; O riso e a arte como componentes da saúde e da educação popular; A História dos ciganos; Cultura e especificidades em saúde no território cigano; Políticas Públicas em saúde para os povos ciganos.
Autores: Tulio Correia de Souza, Marcus Vinícius Campos Matraca, Esdras Daniel dos Santos Pereira e Álvaro Bezerra Pinheiro Neto
Fascículo 12 – Integralidade, Equidade e Participação Social:Dimensões da Integralidade e sua interface com a Equidade em Saúde; Transversalidade das políticas de saúde e da promoção da equidade; Participação e Movimentos Sociais; Estratégias de articulação das políticas de promoção da equidade – Comitês de Promoção da Equidade; Práticas de cuidado e recursos na rede de atenção à saúde para promoção da integralidade, equidade e participação social – o fazer no território.
Autores: Maria Rocineide Ferreira da Silva, Osvaldo Peralta Bonetti, Débora Sâmara Guimarães Dantas e José Jackson Coelho Sampaio

Carga Horária

A carga horária do curso é de 120 horas.

Certificação

Certificado de Extensão:
Terá direito ao Certificado de Extensão Universitária (120 h), emitido pela Fundação Demócrito Rocha em parceria com a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Ceará, quem obtiver nota maior ou igual a 6,0 (seis), ou seja, acertar no mínimo 12 questões da prova online.
ENTREGA DOS CERTIFICADOS
Na ocasião, após o período de prova, será avisado no site  como se dará a entrega dos certificados de extensão.

O curso teve inicio no dia 21 de maio,ele é totalmente online e totalmente gratuito, se alguém ainda se interessar poderá ser realizada a inscrição através do link abaixo

«
Next

Postagem mais recente

»
Previous

Postagem mais antiga


Nenhum comentário:

Leave a Reply

POSTAR UM COMENTÁRIO


counter
Sejam bem-vindos! Hoje é