breaking

clean-5

clean-5

clean-5

clean-5

" });
/ / / / / Prefeitura de Rio Preto-SP, realiza ação contra dengue no município

Share This
Por Por: Abrahão Hackme - abrahaoh@bomdiariopreto.com.br  às 22:07  | 17  - Atualizada em 18 às 11:10
Abner Henrique Alves, coordenador do Departamento de Vigilância Ambiental
/ Divulgação/Sergio Menezes/SMCS

Após confirmar a primeira morte provocada por dengue neste ano (a vítima é um idoso de 60 anos), a Prefeitura de Rio Preto intensificou a mobilização com uma campanha para orientar a população para o combate ao mosquito transmissor. 
O  evento que ocorre nesta quarta-feira (18) das 10h às 17h, no estacionamento do Shopping Cidade Norte, leva o nome “Goleada contra a dengue”, em referência a Copa do Mundo. Serão distribuídas bolas  para quem  levar vasilhames com criadouros do mosquito, além de serem oferecidas orientações com profissionais da Secretária de Saúde.
Para o biólogo e coordenador do Departamento de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Abner Henrique Alves, o objetivo principal é mostrar que as crianças e os pais se tornem os grandes responsáveis, na eliminação do foco do mosquito. “Quem for participar, basta  apresentar os criadouros acondicionados em sacolas plástica e troquem pelas bolas, no estande que estará no shopping. Isso serve como um incentivo”, explica o biólogo.
População/ A auxiliar de enfermagem, Tânia Lúcia Albuquerque, 36 anos, que reside no São Deocleciano, explica que já foi picada pelo mosquito da dengue e, que hoje até orienta outras pessoas de como evitar a proliferação. 
“Não desejo para ninguém os sintomas que tive. Hoje até oriento como evitar água parada e sempre acompanho as campanhas”, relata Tânia.
Moradora do Jardim Arroyo, a dona de casa Márcia Alencar, 38, comenta sobre a campanha. “Acho muito importante alertar sobre o foco da dengue. Aqui em casa, graça a Deus, nunca tive problema com isso”, afirma ela.
Denúncia/ A prefeitura possui o “Disque Dengue”, onde podem ser feitas denuncias de criadouros do mosquito. O telefone é 0800-7705870.

MAIS
Sintomas vieram no dia 25 de maio
A Secretaria de Saúde confirmou, na última segunda-feira (16), a primeira morte em Rio Preto por dengue. A vítima foi o aposentado João Batista Hernandes Rodrigues, 60 anos, que apresentou os primeiros sintomas do doença no dia 25 de maio, onde chegou a ser internado no dia 29, no Hospital Ielar e morreu no dia 31 daquele mesmo mês. Segundo nota da prefeitura, o resultado do exame  foi confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz. O paciente ainda sofria de doenças crônicas.

370 casos de dengue foram registrados apenas neste ano, com apenas uma morte, segundo informações divulgadas pela Secretaria de Saúde.

Números são menores que os do ano passado na cidade
A Prefeitura de Rio Preto, por meio da assessoria da Secretaria de Saúde, divulgou dados sobre os casos de dengue registrados em 2013 e, de janeiro a maio deste ano. 
Foram registrados 18.235 casos e nove mortes, em 2013. Já nesta ano, os números divulgados foram bem menores, sendo 370 casos registrados até agora, com apenas uma morte.
O ano de 2010 foi marcado como um dos piores casos com epidemias de dengue na cidade, quando 12 pessoas morreram.
A Prefeitura realiza todos os anos o programa “Limpeza Urbana”, em que percorrem os principais pontos de infestação do mosquito transmissor da doença. A ação é executada de acordo com orientação da Secretaria de Saúde.
«
Next

Postagem mais recente

»
Previous

Postagem mais antiga


Nenhum comentário:

Leave a Reply

POSTAR UM COMENTÁRIO


counter
Sejam bem-vindos! Hoje é